O luto é uma reação natural a perda de um ente querido, mas quando o luto se torna um grande desafio, ou quando interfere nas atividades diárias e no bem-estar em geral, pode evoluir para a depressão. Não deixe a dor se transformar nessa doença mental que afeta o humor e o sistema emocional.
A depressão é um sentimento de tristeza profunda, desânimo, baixa autoestima e pessimismo que pode durar várias semanas, meses ou até mesmo anos. Além disso, interfere na capacidade de administrar as tarefas cotidianas, como estudar, trabalhar e realizar tarefas domésticas.
Viver com a dor da perda torna tudo mais difícil, até mesmo concentrar-se ou encontrar energia para resolver problemas. Se as coisas piorarem, a tristeza também deve piorar e a depressão poderá se instalar. A depressão também pode ser causada por alterações químicas no corpo.
Alguns sintomas da depressão incluem:
- Mudanças no apetite (mais ou menos fome);
- Insônia ou distúrbio do sono;
- Redução da disposição, do ânimo e do nível de energia;
- Diminuição da capacidade de concentração;
- Falta de prazer em realizar com coisas que costumavam proporcionar satisfação, prazer, alegria e felicidade.
Para mudar esse padrão de comportamento e não deixar a depressão tomar conta nessa fase de luto, algumas recomendações são as seguintes:
- Mantenha contato com pessoas cuja companhia lhe agrada para conversar ou sair para passear.
- Mantenha-se ativo fisicamente e mentalmente. Faça exercícios físicos, leia livros, escute músicas terapêuticas.
- Fale abertamente sobre seus sentimentos com um familiar, um amigo ou profissional de saúde.
Diga aos outros o que você precisa ou deseja. Se você não falar, as pessoas não terão como lhe ajudar.
- Estabeleça metas razoáveis e alcançáveis para você. É melhor definir uma meta simples e alcançá-la do que definir uma meta muito ambiciosa e fracassar.
- Controle os pensamentos negativos e repetitivos.
Se você achar que sua tristeza está fora de controle, converse com seu médico ou procure ajuda de um profissional de saúde mental, seja por meio de terapia, medicação ou uma combinação de ambos.
Seus sentimentos são reais. Seus problemas são reais e algum nível de tristeza é normal, porém, você precisa manter o equilíbrio emocional para não transformar essa dor em uma doença mental ou física.
É normal que pessoas que não conseguem entender o que você está sentindo tentem animá-lo. Aceite as tentativas deles de ajudar, mas se isso incomodar, diga a eles que suas palavras e comportamento não respeitam seus sentimentos.
A fadiga e a exaustão podem contribuir para sentimentos de depressão, por isso, não desamine e tente cumprir suas tarefas diárias.
- Diga “chega” em voz alta quando tiver pensamentos negativos. Tente pensar em coisas mais agradáveis, tirando o foco de questões que lhe causam sofrimento.
- Converse com você mesmo, usando palavras de incentivo e motivação para que consiga lidar com o luto da melhor forma possível.
- Não fique muito tempo na cama. Procure manter sua mente ocupada com algo diferente para substituir o pensamento negativo. Realize atividades que façam sentido para você.
- Pense nas mudanças que você pode fazer para controlar a situação.
- Assuma riscos em situações nas quais você pode alcançar o sucesso.
- Crie “pequenas” metas e procure motivações para se inspirar.
- Relaxe assistindo filmes, jogando, pintando, desenhando, ouvindo música ou fazendo qualquer outra atividade que você goste como uma forma der auto-ajuda.
- Afirme e reconheça o seu valor. Fortaleça sua autoestima e autoconfiança.
Por fim, essas foram algumas dicas para evitar e superar a depressão relacionada ao luto. Caso você tenha que tomar medicamentos prescritos pelo seu médico, faça isso, realizando o tratamento pelo tempo necessário.
A CCR disponibiliza um plano que além de oferecer a cobertura do funeral, também fornece alguns benefícios para a família como o empréstimo de produtos para reabilitação (muleta, andador, cadeira de rodas, cama hospitalar, entre outros).
A CCR possui três unidades de atendimento, nos municípios de Flores da Cunha, Nova Pádua e Nova Roma do Sul. Nosso principal objetivo é disponibilizar as famílias o máximo de conforto, carinho, respeito e profissionalismo em momentos difíceis.
O luto é um processo com muita simbologia, no qual as homenagens e rituais assumem especial relevância. Precisamos de atos que transcendam as palavras para poder simbolizar e representar o que sentimos, e o que as palavras não podem expressar.
A linguagem do inconsciente, da nossa psique e das nossas emoções muitas vezes flui de forma mais ví ...
Leia Mais
O luto é uma reação natural a perda de um ente querido, mas quando o luto se torna um grande desafio, ou quando interfere nas atividades diárias e no bem-estar em geral, pode evoluir para a depressão. Não deixe a dor se transformar nessa doença mental que afeta o humor e o sistema emocional.
A depressão é um sentimento de tristeza profunda, des ...
Leia Mais
O ronco é um problema que pode não apenas acabar com o sono, mas também causar todos os tipos de problemas, desde cansaço exces ...
Leia Mais