O luto é um processo com muita simbologia, no qual as homenagens e rituais assumem especial relevância. Precisamos de atos que transcendam as palavras para poder simbolizar e representar o que sentimos, e o que as palavras não podem expressar.
A linguagem do inconsciente, da nossa psique e das nossas emoções muitas vezes flui de forma mais vÃvida e completa através de sÃmbolos do que de palavras, especialmente quando o que queremos expressar é algo tão grande como o amor e a saudade.
Neste contexto, o cerimonial religioso tem uma importância crucial a nÃvel cultural, psicológico e espiritual: é a forma que temos de canalizar uma simbologia maior através de um ato. O profissional responsável por organizar e conduzir a cerimônia é conhecido como cerimonialista.
Por meio de homenagens é possÃvel externizar a dor que uma famÃlia está sentindo. Numa sociedade que tende a esconder a dor e a torná-la cada vez mais privada, o cerimonial religioso permite à famÃlia romper este isolamento para que todos os amigos e demais parentes se despeçam da pessoa que partiu.
Precisamos de cerimônias que aliviem a angústia. Toda morte, mesmo quando esperada, vem acompanhada de dor e surpresa: não estamos totalmente preparados para esse momento. A morte deixa uma sensação de descontrole e vazio, por isso precisamos de palavras de consolo que dêem certa continuidade à vida, através da dor compartilhada.
As homenagens permitem que o luto seja canalizado. Isso tem muito a ver com compartilhar, com a necessidade psicológica das pessoas. Mas também com expressar a dor através de um ato que tenha uma simbologia especial.
Quando o enlutado começa a pensar em organizar algum tipo de homenagem, muitos aspectos importantes do luto são acionados. Primeiro, como realizar, quem envolver, como planejar e o que você deseja expressar nessa homenagem ou ato especÃfico. O luto é um processo integral e na elaboração dos rituais são acionadas todas as áreas do ser humano: a emocional, a cognitiva e a espiritual.
Existem muitos tipos de homenagens e rituais. Isto tem a ver com a cultura a que pertence o enlutado. Na nossa sociedade os atos fúnebres, cerimônias religiosas e velórios caracterizam com mais força o sentimento de despedida. Embora seja cada vez mais comum que os enlutados optem por outros tipos de homenagens e ritos. Em outras culturas, destacam-se outros aspectos mais tribais, talvez mais enérgicos ou vitais, que também podem ser uma fonte de inspiração.
Quando algumas datas especiais se aproximam como o Natal, aniversários, Dia dos Pais, das mães entre outras, pode ser um bom momento (se o enlutado quiser) para fazer uma homenagem. Há pessoas que consideram a visita ao jazigo do falecido uma reverência. Mas outras preferem algo mais privado.
Em certos momentos do processo de luto que são importantes para o próprio enlutado, desenvolver ou realizar um rito ou homenagem também tem uma simbologia especial. O percurso do luto é um doloroso processo de autoaperfeiçoamento, marcado por pequenos passos que, no entanto, representam marcos para a vivência interna do enlutado.
Por exemplo, quando uma pessoa que está de luto começa a sair para passear nos fins de semana, pode não ser uma grande mudança externa, mas internamente isso pode significar livrar-se da culpa, amenizar a saudade, sentir-se mais independente, etc. E, quando se atinge certo desenvolvimento pessoal, simbolizá-lo por meio de um ato significativo implica fechar um cÃrculo e fortalecê-lo.
Por exemplo: para quem está começando a conviver com a dor do luto, um rito simbólico pode ser preparar-se para fazer uma viagem até uma região do seu agrado. Fazer uma caminha até um ponto simbólico, para muitas pessoas será algo sem importância, mas para quem está de luto pode significar redescobrir sua força interior.
Plano de Assistência Familiar CCR
A CCR oferece um plano que além de proporcionar a cobertura do funeral, também fornece alguns benefÃcios para a famÃlia como o empréstimo de produtos para reabilitação (muleta, andador, cadeira de rodas, cama hospitalar, entre outros).
A CCR possui três unidades de atendimento, nos municÃpios de Flores da Cunha, Nova Pádua e Nova Roma do Sul. Nosso principal objetivo é disponibilizar as famÃlias o máximo de conforto, carinho, respeito e profissionalismo em momentos difÃceis.
O luto é um processo com muita simbologia, no qual as homenagens e rituais assumem especial relevância. Precisamos de atos que transcendam as palavras para poder simbolizar e representar o que sentimos, e o que as palavras não podem expressar.
A linguagem do inconsciente, da nossa psique e das nossas emoções muitas vezes flui de forma mais và ...
Leia Mais
O luto é uma reação natural a perda de um ente querido, mas quando o luto se torna um grande desafio, ou quando interfere nas atividades diárias e no bem-estar em geral, pode evoluir para a depressão. Não deixe a dor se transformar nessa doença mental que afeta o humor e o sistema emocional.
A depressão é um sentimento de tristeza profunda, desà ...
Leia Mais
O ronco é um problema que pode não apenas acabar com o sono, mas também causar todos os tipos de problemas, desde cansaço exces ...
Leia Mais