A bola de exercícios, também conhecida como bola de pilates, é uma bola inflável que tem múltiplos usos em academias e sessões de fisioterapia. Porém, muitas mulheres não sabem que ela também é útil no período de gestação.
Realizar exercícios nesta bola durante a gravidez não só favorece a postura corporal, ajudando a diminuir as dores nas costas e na lombar, como também ajudam a mobilizar a pelve, alivia o peso da barriga e até facilita a movimentação do bebê.
Na loja de produtos ortopédicos da CCR você encontra bola de exercícios de alta qualidade da marca Hidrolight.
O simples fato da mulher sentar-se em cima da bola já traz grandes benefícios, pois a postura adotada para manter o equilíbrio influencia diretamente no tônus ​​do transverso abdominal e do assoalho pélvico. Assim, a gestante adota uma posição natural, respeitando as curvaturas da coluna.
Além disso, o exercício nesta bola melhora a flexibilidade, favorece a mobilidade articular da pelve e do quadril, ajudando a prevenir e tratar certos desconfortos típicos da gravidez.
A seguir, confira outros benefícios:
– Sentar-se na bola ajuda a absorver o impacto do seu peso, reduzindo a pressão sobre a pelve.
– Os movimentos sutis que são feitos na bola ajudam a melhorar a circulação sanguínea.
– O exercício na bola também favorece a concentração e a respiração que são importantes para manter o controle durante o parto.
– O exercício na bola também pode aliviar as dores das contrações no momento de dar a luz. No período pós-parto, a bola também pode continuar a ser usada para ajudar na recuperação dos músculos do assoalho pélvico.
Veja também: A importância da fisioterapia na saúde do idoso
A bola de exercícios tem diferentes diâmetros, embora os mais usados ​​sejam 55 cm, 65 cm e 75 cm. A primeira coisa que você deve fazer é escolher o tamanho da bola que melhor se adapta ao seu peso e altura.
Para descobrir qual é a ideal, uma vez inflada e você sentada sobre ela, seus pés devem estar completamente apoiados no chão, e seus joelhos ligeiramente abaixo dos quadris. Já suas pernas devem estar flexionadas em um ângulo de 90 graus.
Você deve controlar quanto ar há dentro da bola e modificá-lo à medida que a gravidez avança. Lembre-se de que se você inflar demais e estiver muito dura, sua pélvis poderá abrir menos. Por outro lado, se a bola estiver com pouco ar estará mais macia e você terá uma maior amplitude de movimento do quadril, mas perderá a estabilidade.
Seguindo sempre as instruções do fabricante, ajuste o volume de ar de acordo com as suas necessidades e o tempo de gravidez em que você se encontra. Por último, tenha em mente que se nunca utilizou uma bola de exercícios antes, o seu uso deve ser progressivo para que você se familiarize com ela.
Treinar em uma bola é benéfico em qualquer período da gravidez, mas talvez apenas no segundo trimestre você realmente perceba seus efeitos positivos. Os exercícios podem ser feitos confortavelmente em sua casa. Além disso, a maioria deles pode ser praticado durante outras atividades, como assistir televisão, falar ao telefone ou ler.
Sentada na bola e com as pernas ligeiramente abertas na largura dos quadris, movimente a pélvis com suaves exercícios circulares. Você também pode inclinar a pélvis para frente e para trás. Lembre-se que seu quadril deve se mover junto com a bola, e aos poucos vá dando mais amplitude para conseguir uma maior abertura da pelve.
Deite-se sobre a bola e balance para frente e para trás sem nunca perder o contato com ela. Esse exercício, além de ser muito relaxante, ajuda a alongar as costas, soltar a pelve, também facilita a dilatação na hora do parto. Além disso, ajuda o bebê a se acomodar caso não esteja na posição correta.
A CCR oferece um plano que além de proporcionar a cobertura do funeral, também fornece alguns benefícios para a família como o empréstimo de produtos para reabilitação (muleta, andador, cadeira de rodas, cama hospitalar, entre outros).
A CCR possui três unidades de atendimento, nos municípios de Flores da Cunha, Nova Pádua e Nova Roma do Sul. Nosso principal objetivo é disponibilizar as famílias o máximo de conforto, carinho, respeito e profissionalismo em momentos difíceis.
Saiba mais: Motivos para contratar um Plano de Assistência Familiar
O luto é um processo com muita simbologia, no qual as homenagens e rituais assumem especial relevância. Precisamos de atos que transcendam as palavras para poder simbolizar e representar o que sentimos, e o que as palavras não podem expressar.
A linguagem do inconsciente, da nossa psique e das nossas emoções muitas vezes flui de forma mais và ...
Leia Mais
O luto é uma reação natural a perda de um ente querido, mas quando o luto se torna um grande desafio, ou quando interfere nas atividades diárias e no bem-estar em geral, pode evoluir para a depressão. Não deixe a dor se transformar nessa doença mental que afeta o humor e o sistema emocional.
A depressão é um sentimento de tristeza profunda, desà ...
Leia Mais
O ronco é um problema que pode não apenas acabar com o sono, mas também causar todos os tipos de problemas, desde cansaço exces ...
Leia Mais