Cada religião tem seus próprios costumes e crenças que apoiam seus seguidores no processo de despedida de um ente querido. Embora todas compartilhem o objetivo de oferecer conforto aos enlutados, muitas religiões divergem nos detalhes de como o fazem, com diferentes práticas que refletem suas várias perspectivas sobre a morte, o mundo físico e a vida após a morte.
Os atos fúnebres em várias religiões variam muito, mas cada fé tem tradições destinadas a ajudar a família no processo de despedida. A maioria das religiões tem funerais dentro de uma semana. Os católicos devem ser sepultados dentro de 3 dias, e os funerais judeus e muçulmanos são realizados o mais rápido possível.
Se você for no funeral de alguém cuja religião você não conhece muito, talvez queira saber mais para evitar ser pego desprevenido. E mesmo que você não conheça nenhum adepto de algumas religiões, conhecer os rituais funerários em diferentes culturas pode nos ensinar muito sobre como lidar com a perda.
Não importa se o falecimento de um ente querido era esperado ou repentino, a maioria das religiões realiza o funeral dentro de uma semana. A maioria das denominações cristãs, assim como muitos budistas, usam esse período de tempo. Os funerais católicos geralmente acontecem cerca de três dias após a morte de um ente querido e raramente aos domingos.
Em contraste, o islamismo, o judaísmo e o hinduísmo tendem a realizar funerais muito mais cedo, geralmente em até 24 horas, com a ressalva de que os funerais judaicos não são realizados no sábado ou na maioria dos feriados.
Na tradição católica, o velório é um serviço separado do funeral. Geralmente ocorre em uma capela do cemitério ou do crematório, mas também pode ser realizado em um salão social, por exemplo.
Se você nunca foi a um velório, pode esperar ver seu ente querido dentro de uma urna funerária coberto de flores. Os funerais católicos incluem uma missa presidida por um padre.
As pessoas de fé protestante não são conhecidas por realizar velórios, mas muitas tradições, como as dos metodistas e luteranos, deixam a critério da família a realização de uma cerimônia fúnebre. Em outras, como a Igreja dos Santos dos Últimos Dias, a Ortodoxia Oriental e a Batista, uma cerimonia fúnebre é comum. Você também pode esperar canções e algumas orações.
O judaísmo acredita que ver o corpo de um ente querido distrairá os enlutados de honrá-los adequadamente, chamando sua atenção para a aparência da pessoa e seu eu físico, em vez das memórias de como ela era em vida.
Além do mais, um caixão aberto requer o uso de produtos químicos de embalsamamento e maquiagem, que são antitéticos às práticas judaicas de purificação do corpo para o enterro.
Os funerais judaicos geralmente acontecem em uma casa funerária, junto ao túmulo ou em uma sinagoga, e podem ser conduzidos por um religioso judeu ou alguém próximo à pessoa que faleceu. Os homens costumam usar quipá, mesmo os que não sejam judeus, por respeito à família.
O islamismo e o judaísmo são semelhantes porque os rituais muçulmanos também não incluem velórios e o uso de produtos químicos de embalsamamento ou maquiagem é proibido.
Além disso, no funeral de muçulmanos, muitas vezes não há caixão. Em vez disso, o ente querido é envolto em um tecido e amarrado com cordas, e é colocado diretamente no chão do cemitério.
Funerais muçulmanos geralmente acontecem no pátio de uma mesquita, com todos os membros masculinos da comunidade presentes em uma demonstração de apoio, mesmo que não conheçam a pessoa. Historicamente, as mulheres muçulmanas não iam a funerais. Hoje em dia podem, mas sentam-se separadas dos homens.
Se você estiver participando de um funeral budista, ao chegar, deve dirigir-se ao altar para prestar homenagem com uma leve reverência e as mãos postas em oração.
Durante o serviço fúnebre, os monges budistas conduzem cânticos e orações. Normalmente, o funeral é realizado na casa da família ou em um mosteiro.
O velório também pode fazer parte dos rituais de morte budistas, com uma foto do ente querido colocado na frente do caixão junto com uma imagem de Buda, além de velas, frutas e incenso.
A CCR disponibiliza um plano que além de oferecer a cobertura do funeral, também fornece alguns benefícios para a família como o empréstimo de produtos para reabilitação (muleta, andador, cadeira de rodas, cama hospitalar, entre outros).
A CCR possui três unidades de atendimento, nos municípios de Flores da Cunha, Nova Pádua e Nova Roma do Sul. Nosso principal objetivo é disponibilizar as famílias o máximo de conforto, carinho, respeito e profissionalismo em momentos difíceis.
Saiba mais: Motivos para contratar um Plano de Assistência Familiar
O luto é um processo com muita simbologia, no qual as homenagens e rituais assumem especial relevância. Precisamos de atos que transcendam as palavras para poder simbolizar e representar o que sentimos, e o que as palavras não podem expressar.
A linguagem do inconsciente, da nossa psique e das nossas emoções muitas vezes flui de forma mais ví ...
Leia Mais
O ronco é um problema que pode não apenas acabar com o sono, mas também causar todos os tipos de problemas, desde cansaço exces ...
Leia Mais
Um Plano de Assistência Familiar da CCR proporciona paz de espírito para você e sua família. Você pode aproveitá-lo em vida usufruindo de diversos benefícios que podem ser muito úteis em momentos difíceis.
Por exemplo, a loja de produtos para reabilitação oferece o empréstim ...
Leia Mais