O envelhecimento afeta uma pessoa de maneiras diferentes. O corpo fica fisicamente fraco; as reações tornam-se lentas, os ossos e os músculos perdem sua força, a visão fica fraca e os órgãos tornam-se menos eficientes. O cérebro lentamente começa a se deteriorar. É por isso que os idosos esquecem as coisas ou encontram dificuldades para entender algo novo.
As mudanças nos padrões de sono também podem afetar o bem-estar físico e emocional deles. Assim, surgem muitos desafios ao cuidar de pais idosos. Uma pessoa mais velha pode estar tentando lidar lentamente com suas habilidades físicas e cognitivas diminuídas.
Eles podem experimentar perda de independência, instabilidade em sua vida social, incapacidade de gerenciar as coisas por si mesmos, tornando-se um pouco mais dependentes dos outros ao seu redor.
Em tal situação, há pressão sobre você para se adaptar de maneira rápida a essa nova realidade para ajudá-los com melhores cuidados de saúde e também apoiá-los emocionalmente.
Cuidar de questões de saúde física e mental dos pais é outro grande desafio para os filhos. Idosos que já apresentam doenças crônicas necessitam de apoio e atenção adequados. A segurança dos idosos é outro desafio! Isso inclui questões como quedas.
Se você não tem tempo suficiente para desempenhar o papel de cuidador, pode ser mais desafiador. Você pode ter que tomar a decisão de levá-los para sua casa, para uma clínica ou contratar uma cuidadora profissional para que não saiam da casa deles. A dinâmica familiar também pode mudar.
À medida que os pais envelhecem, torna-se cada vez mais difícil para eles lidarem com as atividades diárias. Assim sendo, começam a enfrentar dificuldades nas finanças, nos cuidados com a casa, no preparo das refeições, bem como outras funções. Eles precisam que os mais novos gerenciem todas essas atividades para eles. Ao mesmo tempo, os filhos e netos também precisam administrar sua vida pessoal.
Uma pessoa idosa que perde seu senso de independência, pode não saber lidar com isso. Para uma pessoa que é independente há muitos anos, não é fácil depender de outra pessoa. Os filhos devem ser sensíveis e compreenderem a situação de seus pais idosos.
Pergunte como eles estão lidando com a mudança repentina em seu estilo de vida. Conte a eles sobre como você está se adaptando e tudo que está organizando. Verifique se há mais alguma coisa que eles precisam ou querem que você faça. Ajude-os a assumir o controle de suas finanças o maior tempo possível. Isso pode dar-lhes tranquilidade e segurança.
Mostre a eles suas contas bancárias, boletos a pagar, cartões de crédito, ou pelo menos compartilhe seus planos com eles; isso fará com que se sintam envolvidos. Verifique se eles têm alguma necessidade ou preocupação financeira e converse sobre isso.
Se as condições de vida de seus pais mudaram devido à saúde deles, ajude-os a se acostumarem com o novo ambiente. Consulte-os no planejamento e mantenha suas prioridades em mente. Estar familiarizado com objetos (móveis, fotografias, etc.) em seu espaço de vida pode ajudá-los a se ajustar e se sentir mais em casa.
Veja também: Benefícios do planejamento pré-funeral
A CCR disponibiliza um plano que além de oferecer a cobertura do funeral, também fornece alguns benefícios para a família como o empréstimo de produtos para reabilitação (muleta, andador, cadeira de rodas, cama hospitalar, entre outros).
A CCR possui três unidades de atendimento, nos municípios de Flores da Cunha, Nova Pádua e Nova Roma do Sul. Nosso principal objetivo é disponibilizar as famílias o máximo de conforto, carinho, respeito e profissionalismo em momentos difíceis.
O luto é um processo com muita simbologia, no qual as homenagens e rituais assumem especial relevância. Precisamos de atos que transcendam as palavras para poder simbolizar e representar o que sentimos, e o que as palavras não podem expressar.
A linguagem do inconsciente, da nossa psique e das nossas emoções muitas vezes flui de forma mais và ...
Leia Mais
O luto é uma reação natural a perda de um ente querido, mas quando o luto se torna um grande desafio, ou quando interfere nas atividades diárias e no bem-estar em geral, pode evoluir para a depressão. Não deixe a dor se transformar nessa doença mental que afeta o humor e o sistema emocional.
A depressão é um sentimento de tristeza profunda, desà ...
Leia Mais
O Natal para muitos é sinônimo de felicidade e emoção. Os encontros com familiares e amigos, as refeições, os presentes, as r ...
Leia Mais