O processo de envelhecimento traz mudanças nas condições físicas dos idosos. A diminuição da força muscular e da flexibilidade pode dificultar as tarefas diárias, bem como impedir que eles levem uma vida mais ativa.
A fisioterapia geralmente trata alguns dos problemas naturais que fazem parte do envelhecimento, como controlar a dor, melhorar o equilíbrio e aumentar a força e a resistência muscular.
Há diversos motivos que levam um idoso ou pessoa de qualquer idade a necessitar de sessões de fisioterapia, como uma queda da própria altura, lesões na coluna causadas por algum tipo de trauma ou acidente, doenças crônicas ou a recuperação de uma cirurgia.
Sem dúvida, a fisioterapia ajuda a restaurar a funcionalidade. Portanto, é definida como “o tratamento de doenças, lesões ou deformidades por métodos físicos, como massagem, tratamento térmico e exercícios.”
Os principais benefícios da fisioterapia para idosos incluem:
Muitos idosos convivem com dores diárias causadas por doenças como artrite, osteoporose e fibromialgia. Na verdade, a maioria das pessoas com mais de 65 anos tem algum problema na coluna, independentemente de apresentarem algum sintoma. A fisioterapia ajuda a fortalecer a musculatura para o melhor uso das articulações, e assim aliviar os sintomas.
Os idosos que sofreram um AVC geralmente experimentam perda de força muscular em um lado do corpo. Para tratar esse sintoma, os fisioterapeutas usam um método de terapia de movimento induzido por restrição, no qual o membro bom é contido, permitindo que o indivíduo se concentre no treinamento de força para o membro mais fraco, estimulando a parte do cérebro que controla o movimento e restaurando a função adequada do membro afetado.
Veja também: Quando é preciso usar uma cama hospitalar?
Para os idosos, as quedas são a causa número 1 de acidentes que levam a fraturas ósseas ou lesões na cabeça. E, uma vez que ocorra uma queda, é provável que o idoso caia novamente no futuro. A fisioterapia ajuda os idosos a manter sua estabilidade e evitar quedas por meio de técnicas de equilíbrio.
Quando os idosos perdem força muscular e flexibilidade, eles têm mais chances de sofrer com lesões. A fisioterapia utiliza exercícios de extensão para ajudá-los a aprender como manter a estabilidade em relação à gravidade, bem como manter suas posturas eretas. A fisioterapia também aumenta a capacidade deles realizarem tarefas cotidianas, como: preparar refeições, lavar roupa e limpar a casa.
A fisioterapia também desempenha um papel importante na saúde mental do idoso porque o exercício regular melhora o humor e aumenta a autoestima. Depressão, esquizofrenia, demência e outros tipos de transtornos são tratados com medicamentos, mas nos últimos anos foi possível perceber que a fisioterapia tem contribuidos no tratamento e pessoas com doenças mentais, sendo um recurso bastante eficaz que melhora o estilo de vida desses pacientes.
Existe uma doença muito presente na nossa sociedade, incluindo nos idosos, e que por vezes minimizamos: a obesidade. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a obesidade quase triplicou em todo o mundo desde 1975. Nesse aspecto a fisioterapia como exercício torna os idosos mais ativos, reduzindo o risco de problemas relacionados ao ganho de peso.
Veja também: Como e quando usar muletas, bengalas ou andadores
Quanto mais ativos os idosos forem, melhor será sua saúde geral. Realizar sessões de fisioterapia mantém os idosos fisicamente aptos e fortes o suficiente para concluir suas tarefas diárias por conta própria, além de manter um peso saudável.
Planos de tratamento individualizados são criados pelo fisioterapeuta para ajudar as pessoas a atingirem seus objetivos de longo prazo, que na maioria das vezes envolvem o retorno ao nível de independência ao qual estão acostumadas.
Veja também: 4 motivos para contratar um Plano de Assistência Familiar.
A CCR oferece um plano que além de proporcionar a cobertura do funeral, também fornece alguns benefícios para a família através da sua loja de produtos ortopédicos e de reabilitação como o empréstimo de muleta, andador, cadeira de rodas, cama hospitalar, entre outros.
A CCR possui três unidades de atendimento, nos municípios de Flores da Cunha, Nova Pádua e Nova Roma do Sul. Nosso principal objetivo é disponibilizar as famílias o máximo de conforto, carinho, respeito e profissionalismo em momentos difíceis.
O luto é um processo com muita simbologia, no qual as homenagens e rituais assumem especial relevância. Precisamos de atos que transcendam as palavras para poder simbolizar e representar o que sentimos, e o que as palavras não podem expressar.
A linguagem do inconsciente, da nossa psique e das nossas emoções muitas vezes flui de forma mais và ...
Leia Mais
O luto é uma reação natural a perda de um ente querido, mas quando o luto se torna um grande desafio, ou quando interfere nas atividades diárias e no bem-estar em geral, pode evoluir para a depressão. Não deixe a dor se transformar nessa doença mental que afeta o humor e o sistema emocional.
A depressão é um sentimento de tristeza profunda, desà ...
Leia Mais
O ronco é um problema que pode não apenas acabar com o sono, mas também causar todos os tipos de problemas, desde cansaço exces ...
Leia Mais