Ultimas Postagem.

Como e quando usar coletes ortopédicos?

Sep 04 2023
Image Carousel

O colete ortopédico é um dispositivo médico utilizado para imobilizar, estabilizar ou apoiar uma parte do corpo que sofreu lesão ou passou por algum tipo de intervenção cirúrgica. Ele é frequentemente usado para tratar fraturas, lesões da coluna vertebral, escoliose e outras lesões musculoesqueléticas.

O seu uso deve ser sempre recomendado por um profissional de saúde qualificado. A utilização do colete ortopédico é determinada pelo médico especialista em ortopedia, após uma avaliação clínica detalhada e exames complementares. É importante seguir as recomendações do ortopedista quanto à duração do uso do colete, bem como o tipo específico de colete a ser utilizado.

Na loja de produtos ortopédicos da CCR você encontra coletes ortopédicos das melhores marcas do mercado. Faça uma visita e consulte as opções disponíveis, de acordo com a prescrição médica.

Tipos de coletes ortopédicos para cada necessidade

Existem dois grandes grupos quando se trata de classificar os coletes ortopédicos. Por um lado, encontramos as órteses elásticas comumente chamadas de cintas que, em termos gerais, servem para reduzir o desconforto causado por lesões nas costas, que podem ser musculares, osteoartrites, etc.

Essas órteses permitem que os músculos afetados não façam esforços, o que alivia a dor quase imediatamente. Podemos encontrar estas cintas mais ou menos reforçadas e que cobrem mais ou menos zona da coluna vertebral.

Vale ressaltar que a decisão de qual deve ser utilizada será influenciada em grande parte pelo grau de imobilização terapêutica que se pretende. Também é preciso considerar a doença e idade do paciente, pois muitas vezes é necessário uma fabricação personalizada.

Em quais casos é indicado usar colete ortopédico?

colete ortopédico

– Hérnia de disco;

– Tratamento cirúrgico;

– Tratamento conservador (sem a necessidade de cirurgia, como fisioterapia e RPG);

– Traumatismo;

– Fraturas estáveis ou osteoporóticas;

– Artrose;

– Espondilólise e espondilolistese;

– Instabilidade do tronco no lesado medular ou outras alterações neurológicas;

– Pós-operatórios;

– Outras alterações na região que necessitem de repouso e/ou estabilização.

Geralmente, o colete deve ser usado durante o tempo indicado pelo médico e de acordo com as instruções específicas de uso. Além disso, é importante seguir as orientações quanto à higiene e cuidado com o colete, para evitar problemas de pele e garantir a eficácia do tratamento.

Veja também: A importância da fisioterapia na saúde do idoso

Problemas nas costas que podem ser tratados com coletes

Existem diferentes tipos de coletes ortopédicos projetados para tratar uma variedade de condições, sendo que os mais comuns incluem:

Colete cervical: também conhecido como colar cervical, é usado para estabilizar a coluna cervical em casos de lesões ou traumas. Existem diferentes tipos: macios, semi-rígidos e rígidos.

Estabilização da coluna vertebral: O colete ajuda a manter a coluna vertebral em uma posição neutra, alinhando as vértebras e atendendo a tensão na região suportada. Isso pode ajudar a reduzir a dor e prevenir lesões adicionais.

Lombar: Alguns tipos comuns de coletes ortopédicos para a coluna lombar são os rígidos e semi-rígidos, que são projetados para imobilizar essa região das costas e fornecer suporte.

Por outro lado, tem também os coletes flexíveis que são projetados para fornecer compressão e suporte moderados enquanto ainda permitem algum movimento. No entanto, somente um profissional de saúde qualificado pode determinar qual tipo de colete é mais adequado para o seu caso.

Como saber se você deve usar?

A decisão de usar um colete ortopédico é geralmente tomada por um médico ou outro profissional de saúde, dependendo da natureza da lesão ou condição. Se você suspeitar de uma lesão musculoesquelética, é importante procurar atendimento médico imediatamente para receber um diagnóstico preciso e um tratamento adequado.

Consulte um médico ortopedista especializado em problemas de coluna para avaliar a sua condição e determinar qual tipo de colete ortopédico seria o mais apropriado para você. Esses profissionais de saúde podem prescrever um colete personalizado para atender às suas necessidades específicas.

Plano de Assistência Familiar CCR

A CCR disponibiliza um plano que além de oferecer a cobertura do funeral, também fornece alguns benefícios para a família como o empréstimo de produtos para reabilitação (muleta, andador, cadeira de rodas, cama hospitalar, entre outros).

A CCR possui três unidades de atendimento, nos municípios de Flores da Cunha, Nova Pádua e Nova Roma do Sul. Nosso principal objetivo é disponibilizar as famílias o máximo de conforto, carinho, respeito e profissionalismo em momentos difíceis.

Saiba mais: Motivos para contratar um Plano de Assistência Familiar

Tags: Apoio Familiar , Velório Online , Obituário
Ultimos Artigos
image blog

O que faz um cerimonialista de funeral? Entenda sua função!

O luto é um processo com muita simbologia, no qual as homenagens e rituais assumem especial relevância. Precisamos de atos que transcendam as palavras para poder simbolizar e representar o que sentimos, e o que as palavras não podem expressar.

A linguagem do inconsciente, da nossa psique e das nossas emoções muitas vezes flui de forma mais ví ...

Leia Mais
image blog

O que fazer quando o luto vira uma doença?

O luto é uma reação natural a perda de um ente querido, mas quando o luto se torna um grande desafio, ou quando interfere nas atividades diárias e no bem-estar em geral, pode evoluir para a depressão. Não deixe a dor se transformar nessa doença mental que afeta o humor e o sistema emocional.

A depressão é um sentimento de tristeza profunda, desà ...

Leia Mais
image blog

Faixa Anti Ronco: o que é, como funciona e quando usar

O ronco é um problema que pode não apenas acabar com o sono, mas também causar todos os tipos de problemas, desde cansaço exces ...

Leia Mais