Ultimas Postagem.

Dia das crianças sem os pais: atividades para trabalhar o luto

Oct 08 2024
Image Carousel

A morte pode ser desconcertante e confusa para todos nós. Para as crianças que vivenciaram a morte de um dos pais ou dos dois, o luto pode produzir muitos sentimentos desafiadores e desconhecidos, como culpa, isolamento e raiva. 

E quando isso não é tratado, esses sentimentos podem dominar a infância e até mesmo afetar negativamente as maneiras pelas quais os pequenos respondem ao luto na vida adulta.

Cada criança enlutada expressa seu luto de uma maneira diferente, o que é perfeitamente normal. Por exemplo, uma criança pequena pode manifestar sua tristeza sentindo dores de cabeça ou de estômago, ou outro desconforto físico.

Como resultado, as crianças podem apresentar dificuldades de concentração que afetam sua rotina, bem como seu desempenho escolar.

Como os adultos podem ajudar

Avós, tios ou outros responsáveis ​​pela criança que perdeu os pais podem ajudar fornecendo um espaço seguro para que ela fale sobre sua dor, de modo que seja possível encontrar maneiras de acompanhá-la em seu sofrimento.

Uma forma é através do uso de artes criativas que podem estimular a curiosidade, introduzindo formas saudáveis ​​de processar a perda. Essa é uma maneira de expressar a dor de forma não verbal.

A seguir, confira algumas atividades que ajudarão as crianças a lidar com a dor e, se feitas em família, podem melhorar os resultados.

Criando uma caixa de memória

As crianças podem associar certos objetos aos pais, como fotos ou peças de roupa. Permita que ela escolha uma caixa de qualquer tamanho e decore-a como quiser, no seu próprio ritmo. O propósito da caixa de memória é fazer com que a criança visite os pertences dos pais sempre que quiser.

Os responsáveis ​​podem encorajar a criança a nomear os itens e descrever por que os escolheu à medida que são colocados na caixa. Se as crianças não tiverem objetos ou fotos, podem escrever ou desenhar algo. 

Escrevendo uma carta

Muitas crianças não entendem por que não podem falar com a pessoa que morreu. Esse conceito pode ser difícil de explicar, mas você pode ajudá-las a lidar com isso incentivando-as a escrever cartas para o falecido.

Esta atividade é recomendada principalmente para crianças menores de nove anos. Escrever é simbólico e uma boa forma de liberação emocional, especialmente se a morte foi repentina e não houve a chance de dizer adeus. 

Complete a frase

Algumas crianças podem achar difícil se abrir e compartilhar seus pensamentos e emoções sobre o luto. Essa atividade envolve a criação de frases abertas para a criança completar.

O formato da frase ajuda a criança a expressar seus pensamentos e sentimentos. Alguns exemplos incluem: “Se eu pudesse falar com minha mãe, eu perguntaria…” ou “Quando penso nos meus pais eu sinto…”

Criar um diário

Escrever é uma excelente forma de liberação das emoções para as crianças que já são alfabetizadas. Isso faz com que elas expressem seus pensamentos sem falar em voz alta, o que muitas vezes é um desafio. Manter um diário irá ajudá-las a limpar suas mentes e aliviar suas cargas emocionais. Se a criança ainda não sabe escrever, ela pode desenhar no seu diário.

Combinando emoções

As crianças pequenas precisam de apoio à medida que desenvolvem a linguagem e um vocabulário para seus sentimentos emocionais e físicos. Atividades divertidas de desenvolvimento da linguagem incluem combinar uma palavra de sentimento com uma palavra de ação, como tristeza e choro, ou combinar palavras de emoção com ilustrações de rostos que mostram essas emoções. Essas atividades podem ajudar a criança a se sentir ouvida e compreendida.

Resolvendo um labirinto

Um labirinto, com passagens e caminhos interligados, pode espelhar o processo de luto. Uma criança pode encontrar emoções e sentimentos difíceis, sem um caminho claro a seguir, e não possuir a linguagem para expressar e navegar sua dor. Explorar labirintos pode ajudar as crianças a organizar e identificar seus pensamentos e sentimentos.

Usar um labirinto incentiva a criança a seguir em frente em seu próprio ritmo. Também oferece aos responsáveis ​​oportunidades para refletir e ouvir os sentimentos da criança enquanto ela navega em sua própria jornada de luto. Modelos de labirinto imprimíveis gratuitos estão disponíveis na Internet.

Plano de Assistência Familiar CCR

A CCR oferece um plano que além de proporcionar a cobertura do funeral, também fornece alguns benefícios para a família como o empréstimo de produtos para reabilitação (muleta, andador, cadeira de rodas, cama hospitalar, entre outros).

A CCR possui três unidades de atendimento, nos municípios de Flores da Cunha, Nova Pádua e Nova Roma do Sul. Nosso principal objetivo é disponibilizar as famílias o máximo de conforto, carinho, respeito e profissionalismo em momentos difíceis.

Tags: Apoio Familiar , Velório Online , Obituário
Ultimos Artigos
image blog

O que faz um cerimonialista de funeral? Entenda sua função!

O luto é um processo com muita simbologia, no qual as homenagens e rituais assumem especial relevância. Precisamos de atos que transcendam as palavras para poder simbolizar e representar o que sentimos, e o que as palavras não podem expressar.

A linguagem do inconsciente, da nossa psique e das nossas emoções muitas vezes flui de forma mais ví ...

Leia Mais
image blog

O que fazer quando o luto vira uma doença?

O luto é uma reação natural a perda de um ente querido, mas quando o luto se torna um grande desafio, ou quando interfere nas atividades diárias e no bem-estar em geral, pode evoluir para a depressão. Não deixe a dor se transformar nessa doença mental que afeta o humor e o sistema emocional.

A depressão é um sentimento de tristeza profunda, desà ...

Leia Mais
image blog

Faixa Anti Ronco: o que é, como funciona e quando usar

O ronco é um problema que pode não apenas acabar com o sono, mas também causar todos os tipos de problemas, desde cansaço exces ...

Leia Mais