A necromaquiagem, conhecida também como cosmetologia fúnebre, é muito mais do que maquiar o falecido. Essa é uma técnica para fazer um corpo parecer como em vida. A maquiagem desempenha um papel importante nos serviços funerários. Afinal, é a última vez que os membros da família verão fisicamente seus entes queridos antes que a urna funerária seja fechada.
Quando alguém morre, um maquiador mortuário usa suas habilidades para fazer o falecido ficar bem apresentável no velório. Seu papel principal não é glamourizar o corpo como se estivesse indo para uma festa chique. A ideia é apenas garantir a pessoa uma aparência natural e realista.
Em alguns casos, isso é um desafio. Por exemplo, se o falecido sofreu um grande trauma que pode ter deixado hematomas, feridas ou deformidades, pode ser necessário aplicar uma maquiagem especial.
– Aplique de maquiagem na pele, pescoço, peito e, às vezes, em outras áreas do corpo.
– O cabelo do falecido é estilizado para que fique de acordo com o que a família pediu.
– Caso seja necessário, serão pintadas as unhas das mãos e dos pés.
Dependendo da causa da morte e se uma autópsia foi realizada, pode ser necessário moldar ou reconstruir partes do corpo do falecido.
Os procedimentos do maquiador mortuário dependerão dos pedidos específicos da família. Algumas podem desejar pouca maquiagem, enquanto outras podem querer que seu ente querido seja apresentado em um determinado estilo. Na maioria das vezes, o estilo é escolhido para refletir a mesma forma como o indivíduo vivia.
Como você deve imaginar, fazer a maquiagem e o cabelo de uma pessoa que faleceu é muito mais desafiador do que trabalhar com os vivos. Tudo é um pouco mais difícil porque o indivíduo não pode levantar o peso do próprio corpo, e há processos naturais que afetam o cabelo, a pele e a coloração do rosto.
A maquiagem não se aplica à pele de uma pessoa falecida da mesma forma que à dos vivos. Se a pessoa foi embalsamada, sua pele fica muito firme. Portanto, torna-se mais difícil aplicar a maquiagem na pele como se faria normalmente.
Assim sendo, a aplicação é muito mais uniforme e natural. A menos que a família solicite o contrário, o objetivo geralmente é fazer com que o indivíduo pareça o mais natural possível.
Uma vez que alguém morre, seus lábios geralmente parecem menores ou até inexistentes, pois estão desidratados. Um maquiador pode dar a impressão de um lábio mais cheio com a aplicação de delineador de lábios, batom ou gloss.
Quando se trata de pentear o cabelo, os maquiadores do necrotério geralmente precisam lavar, condicionar, secar e pentear o cabelo. A pessoa também estará deitada, tornando isso ainda mais desafiador. Então, eles podem precisar de alguém para ajudá-los nesse processo.
As unhas são quase sempre pintadas de um tom natural. Após a morte, as unhas podem parecer cinzentas e frias, então isso geralmente é feito para homens e mulheres.
Como exatamente esses maquiadores determinam qual estilo é o mais adequado para o falecido? A resposta é mais simples do que você imagina: eles perguntam à família. Muitas famílias ainda estão lutando para conseguir lidar com o luto e a dor, por isso ter empatia faz parte desse trabalho.
A família tem total controle sobre como a pessoa será representada durante o trabalho de maquiagem, dentro do razoável. Em muitos casos, o maquiador do necrotério solicita o que é conhecido como “foto de memória”. Esta é uma foto que melhor representa a aparência da pessoa em vida. É também como a família quer se lembrar deles.
Além disso, a família pode fazer seus próprios pedidos. Eles podem pedir um estilo específico, dependendo dos desejos do falecido. Por exemplo, se uma mulher adorava manter o cabelo solto com uma franja, os parentes podem querer que isso seja recriado para sua exibição e sepultamento. É importante atender os desejos da família.
Veja também: Quando procurar um plano de assistência familiar?
A CCR oferece um plano que além de proporcionar a cobertura do funeral, também fornece alguns benefícios para a família como o empréstimo de produtos para reabilitação (muleta, andador, cadeira de rodas, cama hospitalar, entre outros).
A CCR possui três unidades de atendimento, nos municípios de Flores da Cunha, Nova Pádua e Nova Roma do Sul. Nosso principal objetivo é disponibilizar as famílias o máximo de conforto, carinho, respeito e profissionalismo em momentos difíceis.
O luto é um processo com muita simbologia, no qual as homenagens e rituais assumem especial relevância. Precisamos de atos que transcendam as palavras para poder simbolizar e representar o que sentimos, e o que as palavras não podem expressar.
A linguagem do inconsciente, da nossa psique e das nossas emoções muitas vezes flui de forma mais và ...
Leia Mais
O luto é uma reação natural a perda de um ente querido, mas quando o luto se torna um grande desafio, ou quando interfere nas atividades diárias e no bem-estar em geral, pode evoluir para a depressão. Não deixe a dor se transformar nessa doença mental que afeta o humor e o sistema emocional.
A depressão é um sentimento de tristeza profunda, desà ...
Leia Mais
O ronco é um problema que pode não apenas acabar com o sono, mas também causar todos os tipos de problemas, desde cansaço exces ...
Leia Mais