Com raízes na palavra latina exumare (traduzida literalmente para ‘fora do solo’), exumação é o processo de desenterrar restos humanos sepultados em cemitérios. Esse procedimento pode ser solicitado em algumas situações.
Essa prática é bastante comum no Brasil, já que possibilita um uso racional e ecológico dos espaços em cemitérios. Quando o corpo está em um jazigo próprio, a decisão de exumar é exclusivamente da família.
Por outro lado, a exumação também é muito usada quando se trata de aluguel de gaveta para famílias que não tem jazigo próprio para o sepultamento de um familiar.
O aluguel pode ser feito por alguns anos, mas depois de determinado período, a família deve dar um destino aos restos mortais do falecido.
A exumação também pode ser importante em casos de investigações criminais, bem como em situações em que os familiares contestam o laudo do perito sobre a causa da morte de um ente querido.
Nesse caso, é preciso solicitar uma autorização às autoridades competentes, na qual deve ser detalhado o motivo do pedido de exumação de um falecido.
Como já citamos, a exumação pode ocorrer por determinação da família, por solicitação da polícia para solucionar um crime, para teste de DNA etc.
Para realizar uma exumação, os restos mortais de uma pessoa são removidos do seu local de sepultamento para análise, retornando depois da conclusão dos procedimentos solicitados.
Aqueles que desrespeitam a memória dos mortos, violando túmulos de forma intencional com o objetivo de destruir, alterar ou danificar, estão cometendo um crime. Portanto, para realizar uma exumação dentro da lei, você deve ter o consentimento da autoridade competente.
Existem também casos especiais de exumação, embora não sejam comuns:
Dentro dessas exumações especiais, alguns dos casos mais históricos são os seguintes:
– A exumação dos restos mortais de Salvador Dalí.
– A exumação do corpo do narcotraficante colombiano Pablo Escobar.
– O revolucionário argentino, Ernesto Che Guevara.
– Cristóvão Colombo, o descobridor da América.
Durante a exumação, os funcionários do cemitério normalmente estão presentes para garantir que o trabalho seja realizado de acordo com os regulamentos locais. Agentes da policia também podem estar presentes. A família do falecido é desencorajada a comparecer, pois o processo pode ser extremamente difícil para os entes queridos testemunharem.
A exumação geralmente envolve mão de obra. Antes de remover o corpo, o local é preparado. Grandes esforços são empenhados para manter as urnas funerárias intactas, o que pode ser difícil quando o falecido está sepultado há muitos anos. Uma vez que o os restos mortais são removidos, ocorre a transferência para um laboratório ou recipiente alternativo.
Há uma série de razões pelas quais alguém optaria por ter um ente querido exumado após o enterro. As investigações criminais são um fator comum, pois uma análise forense adicional pode ser necessária se novas informações surgirem sobre algum caso.
O teste de DNA pode ser outro fator; este tipo de teste pode ser utilizado para estabelecer ou confirmar a identidade do falecido ou, em casos especiais, determinar relações parentais ou genealógicas.
Por exemplo, uma pessoa recorre a justiça para ser reconhecida como filho ou filha de um homem falecido. Outras razões geralmente envolvem membros da família que desejam que o túmulo do falecido seja realocado.
Por fim, o ato de exumação de corpos humanos exige uma série de requisitos legais. Documentos como certidões de óbito, bem como todos aqueles relacionados a autorização judicial são necessários para a realização de uma exumação.
Veja também: O que fazer e o que não fazer em um funeral
A CCR oferece um plano que além de proporcionar a cobertura do funeral, também fornece alguns benefícios para a família como o empréstimo de produtos para reabilitação (muleta, andador, cadeira de rodas, cama hospitalar, entre outros).
A CCR possui três unidades de atendimento, nos municípios de Flores da Cunha, Nova Pádua e Nova Roma do Sul. Nosso principal objetivo é disponibilizar as famílias o máximo de conforto, carinho, respeito e profissionalismo em momentos difíceis.
O luto é um processo com muita simbologia, no qual as homenagens e rituais assumem especial relevância. Precisamos de atos que transcendam as palavras para poder simbolizar e representar o que sentimos, e o que as palavras não podem expressar.
A linguagem do inconsciente, da nossa psique e das nossas emoções muitas vezes flui de forma mais và ...
Leia Mais
O luto é uma reação natural a perda de um ente querido, mas quando o luto se torna um grande desafio, ou quando interfere nas atividades diárias e no bem-estar em geral, pode evoluir para a depressão. Não deixe a dor se transformar nessa doença mental que afeta o humor e o sistema emocional.
A depressão é um sentimento de tristeza profunda, desà ...
Leia Mais
O ronco é um problema que pode não apenas acabar com o sono, mas também causar todos os tipos de problemas, desde cansaço exces ...
Leia Mais