Os lutos são processos pelos quais todas as pessoas passam em seu ciclo de vida. Seja a perda de uma pessoa querida ou de um animal de estimação, o impacto desta experiência pode gerar sérios problemas de saúde mental e física se não for abordado de forma correta e respeitosa.
As terapias alternativas podem ser um complemento significativo aos métodos tradicionais de tratamento do luto como a psicoterapia. Cada pessoa é única, e o que funciona para uma talvez não funcione para outra. Experimentar diferentes abordagens pode ajudá-lo a encontrar uma combinação de métodos que proporcionem maior conforto durante o processo de luto.
Como o luto se manifesta?
Como mencionamos, a morte é um evento natural na experiência humana. No entanto, tem impacto na saúde mental e no bem-estar emocional de quem sofre uma perda. Embora existam diferentes tipos de mortes, sejam acidentais ou por doença, cada luto e forma de lidar com ele é individual.
Nesse processo, as pessoas podem vivenciar fases diferentes. O processo de luta é carregado de emoções variadas que às vezes parecem muito complexas e difíceis de lidar. Essas emoções podem flutuar e retornar em diferentes momentos do processo.
O tempo de luto é relativo, não há duração específica, pois depende de muitos fatores relacionados à pessoa enlutada. No entanto, saiba que existem diversas técnicas para lidar com essa experiência.
O que são as terapias do luto?
As terapias do luto são essenciais para enfrentar esses processos, seja na infância, na adolescência ou na idade adulta. Enfrentar a morte acompanhado de ajuda profissional permitirá obter diversas técnicas para passar por essa fase de forma menos solitária e dolorosa.
As terapias do luto envolvem o indivíduo como um todo, além do simples fato de ser uma pessoa que está passando pelo luto. Trata-se de oferecer um apoio seguro, empático e centrado em suas necessidades e emoções.
Saiba que não existe um protocolo geral ou terapia específica para lidar com o luto. O apoio e as estratégias terapêuticas devem ser adaptadas de acordo com as necessidades e características de cada pessoa.
Terapias alternativas para lidar com o luto
Os psicólogos recebem uma formação que lhes permite ajudar as pessoas a lidar com o luto. Por outro lado, também existem terapias alternativas que podem ser usadas no tratamento, por exemplo:
1 – Arteterapia
A arteterapia envolve o uso de atividades artísticas, como pintura, desenho e escultura, para expressar emoções e processar sentimentos de luto. Assim permite uma expressão de emoções que pode ser difícil de verbalizar.
2 – Musicoterapia
A musicoterapia utiliza a música para promover a saúde emocional e mental, ajudando a processar sentimentos de perda. Isso pode ajudar a processar emoções profundas. A música pode proporcionar conforto e uma sensação de conexão.
3 – Meditação
A meditação ajuda a focar no momento presente e a observar os sentimentos de luto sem julgamento. Isso reduz o estresse e a ansiedade, promovendo uma sensação de relaxamento, paz e aceitação.
4 - Yoga
O yoga combina posturas físicas, respiração e meditação para promover a saúde física e mental. Assim alivia o estresse e ajuda a cultivar uma sensação de paz interior e equilíbrio emocional.
5 – Acupuntura
A acupuntura é uma prática da medicina tradicional chinesa que envolve a inserção de agulhas finas em pontos específicos do corpo para equilibrar a energia. Dessa forma pode aliviar sintomas físicos de luto, como insônia e ansiedade, promovendo um equilíbrio geral e bem-estar. Nesse caso, procure um acupunturista licenciado e experiente.
6 - Escrita terapêutica
A escrita terapêutica envolve expressar emoções e pensamentos através da escrita, como diários, cartas ou poesia. Isso ajuda a processar e compreender sentimentos complexos e pode ser uma forma de catarse emocional.
Plano de Assistência Familiar CCR
A CCR oferece um plano de assistência familiar que além de fornecer cobertura para funeral, também oferece alguns benefícios para a família como o empréstimo de produtos para reabilitação (muleta, andador, cadeira de rodas, cama hospitalar, entre outros).
A CCR possui três unidades de atendimento, nos municípios de Flores da Cunha, Nova Pádua e Nova Roma do Sul. Nosso principal objetivo é proporcionar às famílias o máximo de conforto, carinho, respeito e profissionalismo em momentos difíceis.
O ronco é um problema que pode não apenas acabar com o sono, mas também causar todos os tipos de problemas, desde cansaço exces ...
Leia Mais
Um Plano de Assistência Familiar da CCR proporciona paz de espírito para você e sua família. Você pode aproveitá-lo em vida usufruindo de diversos benefícios que podem ser muito úteis em momentos difíceis.
Por exemplo, a loja de produtos para reabilitação oferece o empréstim ...
Leia Mais
Quando alguém falece, enviar flores é uma forma tradicional de expressar pesar e condolências. Os costumes podem variar de cultura ...
Leia Mais