Existem muitos procedimentos após a morte de um ente querido que requerem a atenção da família. Algumas etapas são diferentes dependendo do cenário que enfrentamos.
Quando ocorre um falecimento, é compreensível que a família e amigos possam se sentir sobrecarregados e emocionalmente abalados. Neste momento, a atuação dos profissionais da CCR é fundamental. Eles oferecem o máximo de conforto, carinho e respeito, bem como todo o suporte necessário para fazer o sepultamento ou cremação do falecido.
A CCR é uma empresa credenciada ao Memorial Crematório São José de Caxias do Sul. Caso o desejo do falecido seja pela cremação, é feito todo o acompanhamento prático e burocrático para a realização desse procedimento.
Confira algumas dicas importantes que você deve seguir logo após a morte de um ente querido.
Obtenha assistência
médica imediata (se necessário)
Se a morte ocorrer em casa e não for esperada, é importante chamar imediatamente os serviços de emergência para obter assistência e confirmação do óbito. No entanto, se um ente querido da família morreu num hospital onde um médico estava presente, a equipe cuidará disso. A declaração oficial de óbito é essencial.
Notifique familiares
e amigos próximos
Entre em contato com familiares e amigos próximos para informá-los sobre o falecimento. É importante oferecer apoio mútuo nesse momento difícil. Envie uma mensagem de texto ou e-mail para todos, ou ligue individualmente para avisar que seu ente querido faleceu. Para saber quais as pessoas que devem ser informadas, verifique a lista de contatos de e-mail e telefones do falecido.
Lembre-se também de informar os colegas de trabalho e membros dos grupos sociais ou comunidades religiosas a que essa pessoa pertencia. Peça a quem receber a mensagem que compartilhe as informações e notifique outras pessoas que tenham ligações com o falecido. Publique informações sobre o falecimento em suas redes sociais.
Saiba se há planos
para o sepultamento
Talvez você tenha tido a oportunidade de conversar com seu ente querido sobre o que ele desejava para o seu funeral. Aqueles que contam com um Plano Assistencial da CCR com auxílio funeral devem sempre comunicar seus familiares para que procurem a empresa neste momento. Eles vão orientar sobre os próximos passos e fornecer assistência para lidar com todos os aspectos práticos.
Mas caso a pessoa não tenha deixado instruções, o ideal é procurar uma carta de instruções entre os documentos do falecido ou fazer uma reunião familiar para conversar sobre como será o funeral.
Desejos do falecido
Se o falecido tiver expressado desejos específicos para seus arranjos funerários, tente respeitá-los na medida do possível. Isso pode incluir decisões sobre cremação ou sepultamento, a escolha da urna funerária, a organização de uma cerimônia religiosa, entre outros aspectos.
Comunique as instituições
bancárias ou financeiras
Se você tem conta conjunta com um ente querido que faleceu, terá de notificar o banco do seu falecimento. A maioria das contas bancárias tem direitos automáticos de sobrevivência, o que significa que se o seu nome estiver na conta, você terá acesso total aos fundos quando o seu ente querido falecer. Você se tornará o único proprietário na data da morte do seu ente querido. A maioria dos bancos precisará de uma certidão de óbito para remover o nome do seu ente querido da conta.
Ofereça e receba
apoio emocional
Esteja disponível para oferecer apoio emocional a outros membros da família e amigos, e não hesite em procurar ajuda se precisar de suporte emocional adicional para lidar com o luto.
Lembre-se de cuidar de si mesmo durante esse período difícil. Coma bem, descanse o suficiente e permita-se sentir e processar suas emoções.
Lidar com um falecimento pode ser uma experiência desafiadora, mas ao seguir essas etapas e buscar apoio quando necessário, você pode enfrentar esse momento difícil com respeito e dignidade.
Plano de Assistência
Familiar CCR
A CCR oferece um plano que além de proporcionar a cobertura do funeral, também fornece alguns benefícios para a família como o empréstimo de produtos para reabilitação (muleta, andador, cadeira de rodas, cama hospitalar, entre outros).
A CCR possui três unidades de atendimento, nos municípios de Flores da Cunha, Nova Pádua e Nova Roma do Sul. Nosso principal objetivo é disponibilizar as famílias o máximo de conforto, carinho, respeito e profissionalismo em momentos difíceis.
Saiba mais: Vantagens de contratar um Plano de Assistência Familiar da CCR
O ronco é um problema que pode não apenas acabar com o sono, mas também causar todos os tipos de problemas, desde cansaço exces ...
Leia Mais
Um Plano de Assistência Familiar da CCR proporciona paz de espírito para você e sua família. Você pode aproveitá-lo em vida usufruindo de diversos benefícios que podem ser muito úteis em momentos difíceis.
Por exemplo, a loja de produtos para reabilitação oferece o empréstim ...
Leia Mais
Quando alguém falece, enviar flores é uma forma tradicional de expressar pesar e condolências. Os costumes podem variar de cultura ...
Leia Mais