Ultimas Postagem.

Dia de Finados: como lidar com o luto

Oct 30 2024
Image Carousel

A dor que sentimos após a  perda de um ente querido, sem dúvida, é uma experiência profunda e difícil. Sendo assim, o Dia de Finados pode intensificar sentimentos de perda e tristeza. Essa data pode ser dolorosa devido à ausência de um ente querido.

Porém, também pode ser um momento reconfortante em que se passa tempo com a família e amigos, focando nas boas lembranças e tentando recuperar a alegria. Se você está de luto pela perda de alguém este ano, aqui estão algumas dicas importantes que você deve ter em mente.

Faça o que faz você se sentir bem

Você é quem decide quais atividades pode realizar. Não se sinta obrigado a fazer algo que não queira. O luto leva tempo, então seja compassivo consigo mesmo. Não existe uma fórmula única para se recuperar do luto. Tudo o que você precisa fazer é passar esse dia de uma forma saudável e reconfortante. Tente não pensar muito nisso.

Então, se o feriado de Finados for muito doloroso para você, não se sinta obrigado a participar de eventos ou atividades que possam agravar seu sofrimento. É importante realizar atividade que lhe proporcionem satisfação pessoal e bem-estar.

Aceite seus sentimentos

Cada um sofre à sua maneira. Alguns tentarão evitar sentimentos tristes, outros choram muito. Aceite o que você está sentindo, bem como os inevitáveis ​​altos e baixos dessa fase. Você pode se sentir em paz em um momento e profundamente triste em outro. Se você tiver uma ideia clara do que precisa, saberá como passar as férias sem julgar a si mesmo e aos outros.

A dor do luto em si já é difícil de tolerar. O que pode torná-la ainda mais desafiadora é quando outras pessoas ao seu redor dizem o que você deve ou não fazer. Permita-se sentir o que quer que esteja sentindo: raiva, tristeza, até mesmo alívio.

Procure apoio

Converse com seus entes queridos sobre suas emoções e o que sua saúde mental precisa. Seja honesto sobre a maneira como você gostaria de fazer as coisas este ano. Caso você esteja muito triste há vários meses, sem conseguir realizar as atividades rotineiras que realizava antes, é importante reconhecer que precisa de ajuda para não cair numa  depressão profunda, (um distúrbio psicológico que envolve um luto prolongado e muito intenso que interfere nas atividades diárias). Procure consultar um psicoterapeuta, em alguns casos, o médico pode definir um tratamento com medicamentos antidepressivos.

Reserve um tempo para introspecção e reflexão

Depois de uma perda, pode parecer que todo o seu mundo não faz mais sentido. Mas, você pode lidar com isso mesmo quando sente que não pode. Portanto, você precisa reconstruir o significado das coisas para seguir em frente de maneira saudável. É importante respeitar seus próprios limites.

Seja gentil consigo mesmo. O luto pode ser exaustivo, então cuide do seu corpo durante esse período de estresse intenso. Tente dormir oito horas por noite, coma alimentos nutritivos e beba bastante água. Álcool e açúcar podem parecer soluções rápidas, mas na verdade podem causar um efeito contrário.

Em momentos de dor e perda, quando podemos nos sentir paralisados ​​por emoções profundas ou sentimentos negativos como tristeza, raiva ou ressentimento, o maior conforto pode advir da adoção de uma atitude generosa para com os outros. Realizar ações que gerem mudanças pode nos permitir ampliar nossas perspectivas.

Por fim, o luto é um processo muito individual e pessoal. Ninguém pode lhe dizer como lidar com a dor ou quanto tempo isso levará. Não ignore as coisas que lhe dão motivo para seguir em frente, por exemplo: seus filhos, pais, amigos, cônjuge, etc. Essas fontes de significado devem motivá-lo a sair para trabalhar, estudar ou simplesmente passear com seu cachorro todos os dias, apesar da dor que você está sentindo. 

Plano de Assistência Familiar CCR

A CCR disponibiliza um plano que além de oferecer a cobertura do funeral, também fornece alguns benefícios para a família como o empréstimo de produtos para reabilitação (muleta, andador, cadeira de rodas, cama hospitalar, entre outros).

A CCR possui três unidades de atendimento, nos municípios de Flores da Cunha, Nova Pádua e Nova Roma do Sul. Nosso principal objetivo é disponibilizar as famílias o máximo de conforto, carinho, respeito e profissionalismo em momentos difíceis.

Tags: Apoio Familiar , Velório Online , Obituário
Ultimos Artigos
image blog

O que faz um cerimonialista de funeral? Entenda sua função!

O luto é um processo com muita simbologia, no qual as homenagens e rituais assumem especial relevância. Precisamos de atos que transcendam as palavras para poder simbolizar e representar o que sentimos, e o que as palavras não podem expressar.

A linguagem do inconsciente, da nossa psique e das nossas emoções muitas vezes flui de forma mais ví ...

Leia Mais
image blog

O que fazer quando o luto vira uma doença?

O luto é uma reação natural a perda de um ente querido, mas quando o luto se torna um grande desafio, ou quando interfere nas atividades diárias e no bem-estar em geral, pode evoluir para a depressão. Não deixe a dor se transformar nessa doença mental que afeta o humor e o sistema emocional.

A depress&atil ...

Leia Mais
image blog

Como passar as festas de fim de ano após a perda de um ente querido

O Natal para muitos é sinônimo de felicidade e emoção. Os encontros com familiares e amigos, as refeições, os presentes, as r ...

Leia Mais