Ultimas Postagem.

Como e quando usar coletes ortopédicos?

Jan 13 2026
Image Carousel

A dor nas costas afeta uma grande parte da população brasileira. É provável que, durante os meses de verão, quando os trajes de banho ganham destaque, alguns problemas que ficavam escondidos sob camadas de roupa durante o resto do ano venham à tona. É assim que os pais percebem aspectos do corpo dos filhos que não haviam notado antes, como deformidades na coluna que frequentemente indicam escoliose.

Essa condição é mais comum em meninas. Para cada menino com escoliose, existem quatro meninas afetadas. Além disso, as meninas consultam com mais frequência porque roupas apertadas tornam essas assimetrias mais perceptíveis, principalmente quando presentes na cintura.

O tratamento dependerá da gravidade da curvatura. Pode variar desde exercícios e coletes ortopédicos até cirurgia, geralmente reservada para casos com curvaturas superiores a 40°. A escoliose pode surgir em qualquer idade e, quanto mais cedo for detectada, maiores serão as chances de sucesso do tratamento. 

No entanto, o tipo mais comum de escoliose é a "idiopática", ou seja, não tem causa aparente. Pode estar presente desde o nascimento até o final do crescimento, mas é mais frequente na adolescência. Contudo, com os avanços da medicina, já se conhecem mais de 50 genes associados à sua origem.

Antes de mais nada, é importante ressaltar que qualquer tipo de órtese corretiva deve ser avaliada por um profissional, pois requer medições e ajustes específicos de acordo com a doença e as circunstâncias da lesão. Na loja de produtos ortopédicos da CCR você terá as orientações necessárias para adquirir o melhor dispositivo para o seu tratamento.

Quando usar colete ortopédico?

- Hérnia de disco;

– Tratamento cirúrgico;

– Tratamento conservador (sem necessidade de cirurgia, como fisioterapia e RPG);

– Traumatismo;

– Fraturas resultantes ou osteoporóticas;

– Artrose;

– Espondilólise e espondilolistese;

 – Instabilidade do tronco sem lesão medular ou outras alterações neurológicas;

– Pós-operatórios;

– Outras alterações na região que necessitam de segurança e/ou estabilização.

Cinta lombar

Já a cinta lombar é recomendada em diversas situações, confira algumas:

1. Quando você tem dor nas costas: usar uma cinta lombar aquecida reduz a dor, alivia espasmos ou tensão muscular e melhora a elasticidade dos tecidos.

2. Depois que a dor passar, a cinta lombar é uma ferramenta valiosa para voltar à forma física. Ela ajuda a reduzir o esforço muscular exigido da coluna e também permite que você reaprenda a postura e os movimentos corretos para proteger as costas.

3. Como medida preventiva, especialmente durante atividades que podem causar dor lombar, como jardinagem, levantamento de peso ou ficar sentado por longos períodos.

A cinta de suporte lombar é colocada na altura do umbigo para cobrir toda a região lombar. É uma cinta de cintura alta para forte compressão. Discreta e praticamente invisível, ela desliza facilmente sob a roupa e não restringe seus movimentos. Graças à sua ampla faixa de velcro, a cinta se adapta a todos os tipos de corpo.

Os passos certos para evitar dores nas costas

Existem maneiras eficazes de prevenir dores nas costas. Aqui estão algumas dicas a seguir:

Caminhada: Para prevenir dores na região lombar, recomenda-se caminhar pelo menos 10.000 passos por dia.

Fortaleça os músculos abdominais regularmente, pois os músculos transversos do abdômen desempenham um papel fundamental no suporte da região lombar.

Perder peso: menos quilos significam menos trabalho para o esqueleto.

Para levantar uma carga, coloque os pés em cada lado da carga, dobre os joelhos para levantar e mantenha as costas retas.

Ao carregar algo, distribua o peso em ambos os lados do corpo para evitar inclinar-se para um lado só.

Ao usar o aspirador de pó, ajuste o cabo à sua altura e mantenha as costas retas. No escritório, em frente ao computador, mantenha as costas apoiadas no encosto da cadeira e evite cruzar as pernas.

Cada vez mais pessoas sofrem de dores nas costas. Para preveni-las, manter um estilo de vida saudável e adotar uma boa postura são métodos muito eficazes.

Plano de Assistência Familiar CCR

A CCR disponibiliza um plano que além de oferecer a cobertura do funeral, também fornece alguns benefícios para a família como o empréstimo de produtos para reabilitação (muleta, andador, cadeira de rodas, cama hospitalar, entre outros).

A CCR possui três unidades de atendimento, nos municípios de Flores da Cunha, Nova Pádua e Nova Roma do Sul. Nosso principal objetivo é disponibilizar as famílias o máximo de conforto, carinho, respeito e profissionalismo em momentos difíceis.

 

Tags: Apoio Familiar , Velório Online , Obituário
Ultimos Artigos
image blog

O que faz um cerimonialista de funeral? Entenda sua função!

O luto é um processo com muita simbologia, no qual as homenagens e rituais assumem especial relevância. Precisamos de atos que transcendam as palavras para poder simbolizar e representar o que sentimos, e o que as palavras não podem expressar.

A linguagem do inconsciente, da nossa psique e das nossas emoções muitas vezes flui de forma mais ví ...

Leia Mais
image blog

O que fazer quando o luto vira uma doença?

O luto é uma reação natural a perda de um ente querido, mas quando o luto se torna um grande desafio, ou quando interfere nas atividades diárias e no bem-estar em geral, pode evoluir para a depressão. Não deixe a dor se transformar nessa doença mental que afeta o humor e o sistema emocional.

A depress&atil ...

Leia Mais
image blog

Como passar as festas de fim de ano após a perda de um ente querido

O Natal para muitos é sinônimo de felicidade e emoção. Os encontros com familiares e amigos, as refeições, os presentes, as r ...

Leia Mais