
CONVALESCENÇA: O QUE É?
Quando uma pessoa se recupera de uma doença, seu organismo precisa se restabelecer durante certo tempo. Assim, o período de recuperação é conhecido como convalescença e a pessoa que se encontra nesta situação é um convalescente. Este termo vem do latim e significa recuperar forças. Durante este período, o organismo não está doente, mas ainda não se encontra totalmente recuperado. Por isso, podemos entender a convalescença como uma fase de transição entre a doença e a cura total.
Como regra geral, durante o período de convalescença, o paciente deve tomar uma série de medidas, como repouso, seguir uma boa dieta e respeitar as instruções dos médicos. De maneira complementar, para evitar o tédio, é aconselhável realizar uma atividade estimulante e sossegada, um hobby que seja compatível com as diretrizes estabelecidas pelos médicos.
O período de convalescência depende do tipo de doença. Enquanto cada paciente tem uma resposta específica à doença, o período de recuperação depende, em geral, para cada patologia específica, bem como da idade e do estado geral de saúde do paciente. Neste sentido, a ideia de convalescença é muito ampla e flexível, desde alguns dias até vários meses.
Deve-se destacar que em alguns casos o convalescente precisa passar por um processo cirúrgico, portanto, é necessário superar os efeitos da anestesia, cuidar das feridas para prevenir infecções e permanecer um tempo em repouso absoluto. Em certas ocasiões, a convalescença vem acompanhada de algum tipo de reabilitação.
Todo o suporte que o convalescente precisa, a CCR Assistência Familiar tem para oferecer. Visite a nossa loja em Flores da Cunha – RS, ou se preferir, contate-nos pelo telefone (54) 3292-5445.
Fonte: conceitos.com | Crédito Foto: Associação AVC
Voltar